Mais vulnerabilidades e menos direitos: migração e pandemia na cidade do Rio de Janeiro a partir do olhar das organizações da sociedade civil

Autores

  • Márcia Miranda Charneski
  • María del Carmen Villarreal Villamar

Palavras-chave:

Covid-19, migrações, refúgio, organizações da sociedade civil, Rio de Janeiro

Resumo

O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19 que tem provocado impactos profundos e heterogêneos na sua população. O presente trabalho discute os efeitos da pandemia na população migrante e refugiada na cidade do Rio de Janeiro e a atuação das organizações locais da sociedade civil neste cenário. O estudo da escala local é relevante porque é nestes territórios que as pessoas migrantes vivem, têm acesso a direitos e serviços e experimentam dificuldades e desafios mais imediatos. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e resultado da revisão de bibliografia especializada, análise documental e de dados secundários, bem como da realização de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2021 e 2022, com informantes-chave de organizações da sociedade civil que trabalham no atendimento aos migrantes e refugiados na cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Márcia Miranda Charneski

Mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Advogada e Consultora em Direito Migratório Brasileiro no Caminho 55. Pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) e do Projeto de Extensão Direitos Humanos, Cidadania e Migrações (DICIMI) da UNIRIO.

María del Carmen Villarreal Villamar

Professora Adjunta do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid. Coordenadora da iniciativa UNAI/UNIRIO, do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) e do Projeto de Extensão Direitos Humanos, Cidadania e Migrações (DICIMI). Pesquisadora do Projeto (I)mobilidade nas Américas e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).

Downloads

Publicado

2023-01-05

Como Citar

Miranda Charneski, . M., & del Carmen Villarreal Villamar, M. (2023). Mais vulnerabilidades e menos direitos: migração e pandemia na cidade do Rio de Janeiro a partir do olhar das organizações da sociedade civil. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 1(95), 93–114. Recuperado de https://travessia.emnuvens.com.br/travessia/article/view/1104