Candangoianos: memórias entrelaçadas nas travessias dos universitários goianos em Brasília (UnB/Plano Piloto)
Palavras-chave:
Memória coletiva, Migração regional, Conflitos regionais, História de Brasília, Urbanismo modernistaResumo
A discussão sobre tradição e modernidade está presente na relação entre duas cidades, Goiânia e Brasília, qualificadas quase sempre como díspares e identificadas a códigos contrastantes, que se refletem nas identidades e discursividades coletivas assumidas e/ou atribuídas a goianos (tradicionais) e a brasilienses (modernos). O objetivo deste artigo é analisar tensões e concessões identitárias presentes na relação estabelecida entre migrantes estudantes goianos e nativos brasilienses em seus territórios de disputas multidimensionais no contexto da globalização localista (glocal). Foi adotado o método de observação participante junto a grupos de moradores da Asa Norte nas proximidades da Universidade Nacional de Brasília (UnB), em 2005.caracterizados por uma situação específica: a migração para o Distrito Federal para realizar cursos de graduação. Estes estão em permanente trânsito multissituacional, levando consigo experiências em suas trajetórias e transformando os espaços físicos e imaginários que os recebem e/ou os repelem; também representam coletividades sociais amplas, em esfera regional e local, que permitem pensar o tema da(s) brasilidade(s) a partir de perspectivas regionais de memórias coletivas e histórias urbanas não hegemônicas – a partir do eixo Goiânia-Brasília. O surgimento de redes vitais complexas de compadrios por conterrâneos e contemporâneos de moradia e mobilidade por estudantes goianos aponta para diferentes graus de aderência e conflitualidade (entrelaçamento) psicossocial de processos de resiliência e ressignificação identitária da origem regional (Goiânia e demais cidades do estado de Goiás) no destino geográfico (Brasília). A descoberta pelo pesquisador, sobre uma memória familiar relativa à construção de Brasília, traz um componente de história oral e inconsciente coletivo, que é incorporado à pesquisa em seu benefício, talvez por ser o seu desdobramento mais arquetípico, além de fato histórico pouco analisado pelas grandes narrativas causais escritas pelos vencedores da “História”.