Entrevista com Dr. Rodrigo Luís dos Santos, historiador do Museu Visconde de São Leopoldo

impactos das enchentes de 2024 e o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul

Autores/as

Palabras clave:

Museu Visconde de São Leopoldo, imigração alemã, enchentes, reservação do patrimônio

Resumen

Nesta entrevista, Dr. Rodrigo Luís dos Santos, historiador do Museu Visconde de São Leopoldo, discute os impactos das enchentes de maio de 2024, que danificaram o acervo do Museu, incluindo a perda de um piano histórico e outros instrumentos. Ele detalha as ações de restauração, como a campanha “Adote um Objeto”, e destaca o papel do Museu no bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul. A entrevista aborda a mobilização comunitária, a necessidade de um plano de contingência mais robusto e a digitalização do acervo. Dr. Rodrigo reflete sobre as lições aprendidas com o desastre e apresenta expectativas para o futuro do Museu, incluindo sua reabertura e eventos comemorativos do bicentenário.

Biografía del autor/a

Luciana Sanguiné, PUC-RS

Doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestra em Gestão de Projetos pela University of Essex, no Reino Unido. Minha pesquisa atual foca na formação da identidade cultural e regional através dos processos migratórios no Rio Grande do Sul, destacando a interseção entre história e tecnologia. Agradeço à CAPES pelo apoio na pesquisa.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Sanguiné, L. (2025). Entrevista com Dr. Rodrigo Luís dos Santos, historiador do Museu Visconde de São Leopoldo: impactos das enchentes de 2024 e o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul . TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 38(102), 269–278. Recuperado a partir de https://travessia.emnuvens.com.br/travessia/article/view/1597