O papel da família e de organizações civis no ensino de português para crianças brasileiras

Autores

  • Ana Beatriz Barboza de Souza Universidade de Londres

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i66.469

Palavras-chave:

Brazilian immigrants, education, United Kingdom

Resumo

A emigração brasileira se tornou significativa nos anos 1980 e, na Europa, o Reino Unido desponta como um dos países com maior crescimento no número de imigrantes brasileiros. Como consequência, há um grande número de crianças brasileiras no sistema educacional inglês, além das crianças de várias outras origens. Independentemente do nível de inglês que possuem, essas crianças são matriculadas no sistema educacional regular. Neste texto, discuto as diretrizes educacionais inglesas em resposta à grande população de crianças imigrantes em suas escolas. Adiciono a esta discussão um retrato da atuação de famílias brasileiras em Londres em prol do ensino de português para seus filhos e de organizações voluntárias brasileiras. Concluo com sugestões a respeito de como a atuação destas organizações pode se desenvolver de uma maneira mais efetiva e clamo por um maior envolvimento das autoridades brasileiras na questão da educação de crianças, jovens e adultos brasileiros que vivem no  exterior.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Barboza de Souza, Universidade de Londres

Pós-doutoranda na Universidade de Londres (Goldsmiths), onde desenvolve um projeto sobre Língua, Identidade e Religião com imigrantes brasileiros; co-fundadora da ABRIR – Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido e integrante do Grupo de Estudos sobre Brasileiros no Reino Unido – GEB.

Downloads

Publicado

2010-06-03

Como Citar

Souza, A. B. B. de. (2010). O papel da família e de organizações civis no ensino de português para crianças brasileiras. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (66), 55–64. https://doi.org/10.48213/travessia.i66.469

Edição

Seção

Artigos