Vale do Jequitinhonha

histórias de resistência e a poesia da vida

Autores

  • Nayá Fernandes PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i83.646

Palavras-chave:

Mulheres líderes, estratégias, migração sazonal, Vale do Jequitinhonha

Resumo

O objetivo deste texto é descrever as experiências de homens e mulheres do Vale do Jequitinhonha. Utilizando-se do método de inserção na realidade, o texto quer ser um convite para entrar no cotidiano e perceber a beleza, a luta e a dor existentes no interior de cada pessoa esteja ela onde estiver e, no caso, homens e mulheres do Vale do Jequitinhonha no interior do estado de Minas Gerais. Com descrições e impressões pessoais, pretendemos trazer à tona homens e mulheres marcados por fortes experiências pessoais e coletivas de vida, como os motivos que levam a migrar para outras regiões do Brasil e do exterior. O presente trabalho desenvolve-se através de uma narrativa que pretende apresentar as estratégias culturais e laborais que proporcionam-lhes superar dificuldades básicas e viver com alguma dignidade. De maneira sensível e cuidadosa, os interlocutores diretos foram ouvidos durante os meses de janeiro de 2013 e de 2015, quando pudemos participar de duas missões populares da Pastoral do Migrante junto a famílias de migrantes no Vale do Jequitinhonha.

Biografia do Autor

Nayá Fernandes, PUC-SP

Jornalista do O São Paulo. Graduada em teologia, Especialista em jornalismo literário e mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Fernandes, N. (2018). Vale do Jequitinhonha: histórias de resistência e a poesia da vida. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (83), 89–104. https://doi.org/10.48213/travessia.i83.646

Edição

Seção

Artigos