Política pública de saúde à população em situação de rua

trajetória dos modos de sua organização na cidade de São Paulo

Autores

  • Danielle Davanço
  • Nivaldo Carneiro Junior

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i86.931

Palavras-chave:

População em situação de rua, Cuidado em saúde, Políticas de saúde, Equidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do processo de organização da atenção à saúde para a população em situação de rua na cidade de São Paulo no contexto do SUS, período de 2000 a 2017, destacando alguns aspectos tecnoassistenciais. Para tanto, realizouse pesquisa documental e revisão bibliográfica. A partir do final da década de 1990 é possível encontrar experiências de cuidado para a população em situação de rua, na região central do município, que tinham como estratégias diminuir as iniquidades de acesso aos serviços e ações em saúde, fortemente referenciadas no modelo Estratégia Saúde da Família. Em 2011, com a Política Nacional de Atenção Básica, surge o Consultório na Rua (CnaR), dando especificidade tecnoassistencial, sendo hoje o principal dispositivo de cuidado às pessoas em situação de rua. O CnaR tem se mostrado potente no enfrentamento das vulnerabilidades. Todavia, faz-se necessário avaliar o efetivo acesso e cuidado em saúde nas práticas do CnaR, contribuindo, desse modo, para a qualificação e consolidação do SUS.

Biografia do Autor

Danielle Davanço

Psicóloga especialização em Saúde Coletiva e Atenção Primária pela Faculdade de Medicina da USP. Técnica do Centro Dia para Idosos Bom Retiro – São Paulo/SP.

Nivaldo Carneiro Junior

Médico Sanitarista. Doutor em Medicina Preventiva. Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (São Paulo/SP) e da Faculdade de Medicina do ABC (Santo André/SP). 

Downloads

Publicado

2019-08-10

Como Citar

Davanço, D., & Carneiro Junior, N. (2019). Política pública de saúde à população em situação de rua: trajetória dos modos de sua organização na cidade de São Paulo. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (86), 85–96. https://doi.org/10.48213/travessia.i86.931

Edição

Seção

Artigos