Apresentação

Autores

  • Alexandre Branco Pereira
  • Andressa Castelli
  • Ana Elisa Bersani
  • Ingrith Andrade

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i90.965

Resumo

Desde o início da crise instaurada pelo surgimento do já não tão novo coronavírus, as mobilidades humanas são tema inarredável dos debates acerca da pandemia. O que estava colocado era que a circulação humana passava, então, a equivaler a circulação do patógeno, e permitir que as pessoas fossem daqui para lá fazia, por associação, que o vírus também não ficasse confinado a um só lugar.[...]

Biografia do Autor

Alexandre Branco Pereira

Doutorando e mestre em Antropologia Social (UFSCar) e cientista social (UnB); é pesquisador do Laboratório de Estudos Migratórios, do PROMIGRASUnifesp (Migração e saúde) e integra a Rede Covid-19 Humanidades MCTI (UFRGS, Fiocruz, UnB, Unicamp, UFSC, UFRN, UNIDAVI e Rede Vírus MCTI); membro da coordenação da Rede de Cuidados em Saúde para Imigrantes e Refugiados; também atua como consultor de advocacy do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC).

Andressa Castelli

Psicóloga no CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante) e em consultório privado; supervisora no Grupo Veredas - Psicanálise e Imigração e membro da coordenação da Rede de Cuidados em saúde para migrantes e refugiados; mestranda no laboratório de psicanálise e política (Psipol) da USP onde pesquisa dinâmicas de reconhecimento na prática clínica com migrantes.

Ana Elisa Bersani

Doutoranda em antropologia social pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); pesquisadora associada do CEMI-Unicamp (Centro de Estudos em Migrações Internacionais); membro da coordenação da Rede de Cuidados em Saúde para Imigrantes e Refugiados em São Paulo; e atua como antropóloga na Organização Internacional Médicos Sem Fronteiras.

Ingrith Andrade

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); especialista em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade pela Unifesp, e em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo COGEAE- PUC-SP; desde o início da carreira trabalha com saúde mental e no atendimento à população em alta vulnerabilidade social, infância, adolescência e suas famílias; atualmente, trabalha no atendimento a imigrantes e refugiados como coordenadora do setor de saúde mental da Caritas Arquidiocesana de São Paulo; e também como membro da coordenação da Rede de Cuidados em Saúde para Imigrantes e Refugiados; atende como psicóloga clínica em consultório particular e é acompanhante terapêutica.

Downloads

Como Citar

Pereira, A. B., Castelli, A., Bersani, A. E., & Andrade, I. (2021). Apresentação. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (90), 3–10. https://doi.org/10.48213/travessia.i90.965

Edição

Seção

Apresentação