Crise humanitária venezuelana e a proteção aos direitos dos refugiados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i90.968

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Refugiados Venezuelanos, Crise Humanitária

Resumo

A crise humanitária vivenciada na Venezuela tem causado o aumento do número de solicitações de refúgio no Brasil. Nesse âmbito, este artigo problematiza a construção histórica pertinente às legislações nacionais sobre refúgio, à luz dos tratados internacionais de Direitos Humanos dos Refugiados, e propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelo Brasil quando da recepção dos refugiados venezuelanos que chegam ao País. Assim, o objetivo geral do trabalho é analisar a construção histórica das atuais legislações nacionais sobre direitos desse grupo de pessoas e propor uma reflexão a respeito de alguns desafios enfrentados para a aplicação das normativas no contexto atual dos refugiados venezuelanos que chegam ao Brasil. A incursão metodológica que possibilita a realização desta investigação é direcionada por abordagens de pesquisa qualitativa e por método indutivo. O procedimento metodológico é bibliográfico e documental. Como considerações finais, verifica-se que, apesar de haver uma política migratória de defesa dos direitos humanos dos refugiados, algumas adversidades ainda estão presentes, como a efetivação das legislações, o que impacta diretamente a vida dessas pessoas.

Biografia do Autor

Thiago Augusto Lima Alves

Advogado. Mestrando em Relações Internacionais (UNILA). Especialista em Direito Constitucional (URCA) e Graduado em Direito (UNIFOR).

Downloads

Como Citar

Alves, T. A. L. (2021). Crise humanitária venezuelana e a proteção aos direitos dos refugiados. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (90), 43–62. https://doi.org/10.48213/travessia.i90.968

Edição

Seção

Artigos