A Pastoral do Migrante como meio de ressocialização dos migrantes em Salvador-BA

Autores

  • Aline Veiga Moita UCSAL, UNIFACS, PUCRS

Palavras-chave:

migrante, pastoral, migração, ressocialização, Brasil

Resumo

A Pastoral do Migrante tem participação ativa no processo de acolhimento dos migrantes que escolheram o Brasil para iniciar uma nova fase de vida. Como parte do processo de cuidado com as pessoas migrantes, a Pastoral tem se empenhado na socialização dos sujeitos no contexto brasileiro. Em um estudo de caso da Pastoral do Migrante do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, em Salvador-BA, foi possível analisar a importância desta Pastoral não somente como uma instituição de atividade assistencialista, mas como um braço de poderes públicos, organismos internacionais e movimentos da sociedade civil na ressocialização do público atendido. Portanto, o presente estudo visa demonstrar a importância da Pastoral do Migrante na ressocialização dos migrantes no processo de sociabilidade em um novo contexto nacional, assim como identificar e exemplificar o impacto desta iniciativa na vida dessas pessoas.

Biografia do Autor

Aline Veiga Moita, UCSAL, UNIFACS, PUCRS

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Território, Ambiente e Sociedade pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), especialista em Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela Universidade Salvador (UNIFACS), pós-graduada em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Downloads

Publicado

2024-02-12

Como Citar

Veiga Moita, A. (2024). A Pastoral do Migrante como meio de ressocialização dos migrantes em Salvador-BA. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 1(98). Recuperado de https://travessia.emnuvens.com.br/travessia/article/view/1182

Edição

Seção

Artigos