“Acolher, proteger, promover e integrar”

desafios do Serviço Pastoral dos Migrantes de Manaus em tempos de pandemia

Auteurs

  • Iana dos Santos Vasconcelos
  • Rosana Nascimento

DOI :

https://doi.org/10.48213/travessia.i90.971

Mots-clés :

COVID-19, Pastoral do Migrante, Manaus, Venezuelanos/as

Résumé

O artigo reflete sobre os desafios postos ao Serviço Pastoral dos Migrantes-SPM no acolhimento, proteção, promoção e integração de migrantes venezuelanos/as na cidade de Manaus, capital do Amazonas, no contexto da pandemia de COVID-19. Tomando por base as demandas apresentadas pelos/as migrantes venezuelanos/as ao SPM, a intenção é discutir o agravamento das suas vulnerabilidades com a chegada do novo coronavírus (SARS-CoV-2), tendo em vista que as políticas governamentais emergenciais brasileiras não consideram suas especificidades. Num primeiro momento, apresentamos um breve panorama do processo migratório venezuelano em âmbito internacional e descrevemos o recente fluxo para o Brasil por via terrestre, especialmente o crescente deslocamento para a cidade de Manaus. Em seguida, descrevemos o protagonismo do SPM no estado do Amazonas e suas frentes de atuação junto a diferentes populações migrantes. Num terceiro momento, por meio da sistematização das dificuldades apontadas por venezuelanos/as no contexto da pandemia, refletimos sobre os desafios colocados para a concretização dos objetivos da Pastoral dos migrantes: acolhimento, proteção, promoção e integração desses migrantes. Por fim, fazemos um balanço da presença de organizações não governamentais atuando nas brechas deixadas pela fragilidade ou mesmo pela ausência de políticas governamentais para as migrações.

Bibliographies de l'auteur

Iana dos Santos Vasconcelos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP, Brasil. Bolsista FAPESP proc. nº 2016/ 14055-0. Atualmente, pesquisadora do Laboratório de Estudos Migratórios (LEM/UFSCar), Grupo de Estudos Interdisciplinar Sobre Fronteiras (GEIFRON/UFRR) e Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia (GEMA/UFAM).

Rosana Nascimento

Vice-coordenadora do Serviço Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Manaus e articuladora local no Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB.

Téléchargements

Comment citer

Vasconcelos, I. dos S., & Nascimento, R. (2021). “Acolher, proteger, promover e integrar”: desafios do Serviço Pastoral dos Migrantes de Manaus em tempos de pandemia. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (90), 101–120. https://doi.org/10.48213/travessia.i90.971

Numéro

Rubrique

Artigos