Estresse e migração

um olhar a partir da imigração boliviana em São Paulo

Autori

  • Lineth Hiordana Ugarte Bustamante UNIFESP
  • Elisa Brietzke UNIFESP
  • Raphael de Oliveira Cerqueira UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i80.287

Parole chiave:

imigração, saúde mental, estresse, bolivianos, resiliência

Abstract

Na literatura, a experiência dos migrantes tem sido repetidamente identificada como associada a uma maior vulnerabilidade aos problemas de saúde mental (Foster et al., 2001). Embora não haja evidência epidemiológica definitiva a este respeito, geralmente se admite que a experiência migratória está associada a múltiplos estressores, o que pode prejudicar a saúde mental dos imigrantes (Takeushi et al., 2007). Essas experiências estressantes podem colocar os imigrantes em risco de problemas de saúde mental, como distúrbios depressivos, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e a chamada síndrome de estresse múltiplo crônico e múltiplo (síndrome de Ulises), um termo usado por alguns autores para descreva um conjunto de sintomas depressivos, somáticos e de ansiedade derivados da exposição a múltiplos estressores relacionados à experiência migratória (Achotegui, 2000). O objetivo deste estudo foi revisar a literatura disponível sobre exposição a fatores de estresse e fatores associados à vulnerabilidade e resiliência ao estresse das populações imigrantes, bem como descrever a experiência com o caso dos imigrantes bolivianos residentes em São Paulo.

Biografie autore

Lineth Hiordana Ugarte Bustamante, UNIFESP

Bolsista doutoranda em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP (2017). Voluntaria nas Rodas de Conversa Migração e Género do Centro de Apoio ao Imigrante do CAMI (2016). Mediadora Intercultural do “Projeto interagência de abordagem de atenção a migrantes e refugiadas em situação de violência contra mulheres e adolescentes no município de são Paulo” do Programa Gênero, Raça, GT de Gênero, Raça e Etnia – ONU MULHERES, OPAS/ACNUR (2017).

Elisa Brietzke, UNIFESP

Médica Psiquiatra com Graduação em Medicina pela UFRGS; Doutorado em Psiquiatria pela UFRGS; Pós-Doc em Psiquiatria pela UNIFESP. Professora adjunta em Psiquiatria e Saúde Mental do Dpto de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Coordenadora do Programa de Intervenção em Estados Mentais de Risco
(PRISMA) da UNIFESP, Presidente da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB).

Raphael de Oliveira Cerqueira, UNIFESP

Aluno de graduação UNIFESP; Bolsista de Iniciação Científica; pesquisador do Grupo de Pesquisa em Neurociência Comportamental e Molecular do Transtorno Bipolar.

Come citare

Bustamante, L. H. U., Brietzke, E., & Cerqueira, R. de O. (2017). Estresse e migração: um olhar a partir da imigração boliviana em São Paulo. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (80), 131–148. https://doi.org/10.48213/travessia.i80.287

Fascicolo

Sezione

Artigos