Serviços de saúde mental para imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo

contribuições para um debate

Autor/innen

  • Luciana de Andrade Carvalho USP
  • Janaína Alves Sampaio Cruz USP
  • Leonardo Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio USP
  • Alexandre Branco Pereira USP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i84.917

Schlagworte:

imigrantes, refugiados, serviços de saúde mental, psiquiatria cultural

Abstract

O número de imigrantes e refugiados aumentou nos últimos anos no Brasil e na cidade de São  Paulo. Há anos, a cidade de São Paulo se caracteriza como um polo de atração de migrantes,  havendo diversos serviços já voltados a esta população. Porém, com a mudança do perfil e  número, os serviços têm se reinventado para atender às demandas. As questões de saúde  mental surgiram como elementos importantes na percepção de profissionais, o que fez com  que programas e projetos fossem desenvolvidos para garantir um suporte específico. São  apresentados brevemente alguns serviços de suporte em saúde mental para esta população  existentes hoje na cidade de São Paulo. O Programa de Psiquiatria Social e Cultural (ProSol),  que presta atendimento psiquiátrico, é apresentado em maiores detalhes considerando suas  especificidades na provisão de acesso e cuidado a imigrantes e refugiados.    

Autor/innen-Biografien

Luciana de Andrade Carvalho, USP

Médica Psiquiatra colaboradora do Programa de Psiquiatria Social e Cultural (ProSol) IPq HCFMUSP.

Janaína Alves Sampaio Cruz, USP

Médica Psiquiatra colaboradora do Programa de Psiquiatria Social (ProSol) IPq HCFMUSP. Mestranda do Instituto de Estudos Brasileiros-USP.

Leonardo Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio, USP

Médico Psiquiatra Assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - IPq HCFMUSP. Coordenador do Programa de Psiquiatria Social (ProSol) IPq HCFMUSP. Mestrando do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

Alexandre Branco Pereira, USP

Antropólogo Mestrando no programa de Pós-Graduaçã o em Antropologia Social da UFSCar (PPGAS/UFSCar), membro do Laboratório de Estudos Migratórios (LEM/UFSCar). Colaborador do Programa de Psiquiatria Social e Cultural (ProSol) IPq HCFMUSP. Voluntáriono Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e do coletivo Conviva Diferente.

Veröffentlicht

2018-12-14

Zitationsvorschlag

Carvalho, L. de A., Cruz, J. A. S., Sampaio, L. A. N. P. C., & Pereira, A. B. (2018). Serviços de saúde mental para imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo: contribuições para um debate. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (84), 55–68. https://doi.org/10.48213/travessia.i84.917

Ausgabe

Rubrik

Artigos