Performances artística-culturais de identidade e gênero nas etnias ciganas

Autores/as

  • Deborah Sathler
  • José Carlos Sebe Bom Meihy

Palabras clave:

Cigano, história oral, arte e vida, gênero

Resumen

Este artigo aborda temas relativos a agrupamentos ciganos localizados no Rio de Janeiro. Valendo-se de procedimentos da História Oral de Vida, buscou-se a requalificação de valores da cultura cigana rom e calon filtrados por dois personagens icônicos Mio Vacite e Ramona Torres. O exame dessas entrevistas, por sua vez, é caminho para entendimentos das performances de identidade e gênero e da pretensa memória grupal, que nos permite vermos as estratégias de convívio interno e externo, condições que colocam em evidência fatores que afloram de suposta tradição em confronto com a modernidade. As manifestações artísticas são evidenciadas como meios analíticos que, afinal, revelam posicionamentos originais e diversos presentes em espaços culturais complementares.

Publicado

2024-11-21

Cómo citar

Sathler, D., & Carlos Sebe Bom Meihy, J. (2024). Performances artística-culturais de identidade e gênero nas etnias ciganas. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 37(100), 137–156. Recuperado a partir de https://travessia.emnuvens.com.br/travessia/article/view/1373