A migração venezuelana para o estado do Rio de Janeiro (2018 - 2024)

Autores/as

  • Victor Aguiar Barbalho

Palabras clave:

Crise, Venezuela, Interiorização, Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo investiga a migração venezuelana para o estado do Rio de Janeiro, com foco no período de 2018 a 2024, buscando preencher lacunas na produção científica sobre esse fluxo migratório no território fluminense. Para compreender essa questão, a pesquisa resgata aspectos históricos e políticos da Venezuela do século XX ao XXI, com atenção à recente emigração para o Brasil e a outros países da América Latina. Ademais, essa investigação disserta sobre o papel do programa Operação Acolhida, que interioriza imigrantes venezuelanos no Brasil através de postos de triagem específicos. Utilizando dados do Painel de Interiorização (R4V) e do Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA) da Polícia Federal, o estudo apresenta a distribuição espacial dos imigrantes nos municípios fluminenses e as particularidades desse percurso. Por fim, são apresentados aspectos da política venezuelana atuais e algumas projeções do cenário migratório, econômico e político da Venezuela para o futuro.

Biografía del autor/a

Victor Aguiar Barbalho

Professor licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua no Grupo de Estudos Espaço e População (GEPOP-UFRJ) na área de migrações venezuelanas no Brasil.

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Aguiar Barbalho, V. (2025). A migração venezuelana para o estado do Rio de Janeiro (2018 - 2024). TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 1(103). Recuperado a partir de https://travessia.emnuvens.com.br/travessia/article/view/1686

Número

Sección

Artigos