Coletivo Conviva Diferente e a experiência do curso de português para migrantes em Guaianases/SP

Autori

  • Alexandra C. Gomes de Almeida
  • Daniel V. Tapia Lira de Siqueira
  • Erika Andrea Butikofer

Parole chiave:

Português como Língua de Acolhimento, Equipe Multidisciplinar, Periferia

Abstract

O presente trabalho é um relato de caso sobre o Coletivo Conviva Diferente, uma equipe multidisciplinar de professores de português para migrantes, que atua no CEU Jambeiro, em Guaianases, desde 2016. A equipe voluntária faz parte do trabalho desenvolvido pelo Coletivo que atua desde 2014 com migrantes, principalmente haitianos e africanos de diferentes países. Analisando o processo de imigração, identificamos que uma das maiores barreiras, enfrentadas na chegada ao novo país, é a dificuldade de comunicação, ou seja, compreensão do idioma local. Esta dificuldade restringe o acesso às informações essenciais, condição primordial para sua integração e estruturação mínima no país para obter moradia e emprego dignos.

Biografie autore

Alexandra C. Gomes de Almeida

 Pós-doutoranda pelo Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora do Laboratório de Estudos Migratórios (LEM) da UFSCar. Atua no Coletivo Conviva Diferente desde 2016. (Unifesp)

Daniel V. Tapia Lira de Siqueira

Doutorando no programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Coletivo Conviva Diferente desde 2016. (USP)

Erika Andrea Butikofer

Mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e especialista em Direitos Humanos, Diversidade e Violência pela mesma instituição. Cofundadora do Coletivo Conviva Diferente, em 2014. (UFABC)

Pubblicato

2023-01-05

Come citare

C. Gomes de Almeida, A., V. Tapia Lira de Siqueira, D., & Andrea Butikofer, E. (2023). Coletivo Conviva Diferente e a experiência do curso de português para migrantes em Guaianases/SP. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 1(95), 115–126. Recuperato da https://travessia.emnuvens.com.br/travessia/article/view/1105