Sobre a Revista
Travessia – Revista do Migrante, publicação quadrimestral do CEM – Centro de Estudos Migratórios (Federação Internacional dos CEMs J. B. Scalabrini). Nascida em 1988, a Revista chegou aos 33 anos de existência em 2020. Travessia tem um caráter interdisciplinar e visa contribuir para o intercâmbio entre a ampla e diversificada produção do conhecimento e aqueles que desenvolvem pesquisas, gestores públicos e/ou que atuam em movimentos sociais e pastorais junto aos migrantes. Ao longo dos seus 33 anos, Travessia se tornou uma das principais referências brasileiras para o estudo sobre processos migratórios.
Foco e Escopo
Travessia é uma revista interdisciplinar e especializada em migrações nacionais e internacionais. Publica artigos científicos, entrevistas, relatos, resenhas, crônicas, poemas em português, espanhol, francês, italiano e inglês. Ademais, recebe artigos em alemão. Neste caso, o texto será traduzido para uma das quatro línguas citadas anteriormente. O objetivo e contribuir para a ampla produção e difusão de conhecimentos e saberes sobre processos de mobilidade humana e os seus principais protagonistas, os migrantes.
Periodicidade e Acesso
A periodicidade de Travessia é quadrimestral (jan - abril; maio - ago; set – dez) e pode ser obtida por assinatura (formato impresso) ou gratuitamente através de download em seu site e outras plataformas digitais. Ao publicar na Travessia, os autores cedem os seus direitos autorais em relação aos textos aprovados pelo Comitê Editorial e publicados de acordo com as normas da revista.
Processo de Avaliação por Pares
Anonimato e avaliação cega por pares.
Histórico da Revista
Os desafios permanentes das migrações nacionais e internacionais e a experiência prática com esta realidade revelam a necessidade de publicações periódicas que extrapolem o nível da “informação” e avancem para análises das múltiplas questões inerentes aos processos migratórios. Travessia – revista do migrante, desde 1988, busca contribuir para a produção e difusão de conhecimentos, saberes, aprofundamento teórico e respaldo de um compromisso voltado para a transformação da realidade social de sua temática. A revista procura articular a produção do mundo acadêmico com movimentos populares, sindicais e pastorais. Trata-se de uma publicação quadrimestral, de caráter interdisciplinar e que entende as migrações como um “fato social total” (Abdelmalek Sayad, 1988). Travessia está aberta a colaboração de pesquisadores, estudiosos e demais pessoas que tenham algum tipo de contribuição a oferecer dentro do tema e da perspectiva em que a revista se coloca.
Conflito de Interesses
Não se publica textos já publicados em outras revistas brasileiras. Serão avaliados, caso a caso, a publicação de textos publicados em outros periódicos internacionais. No caso de (re)publicação desses textos na Travessia, os artigos deverão ser traduzidos para o português.